sábado, 21 de junho de 2008

Caleidoscópio | Mandalas | Art Nouveau

A palavra CALEIDOSCÓPIO tem origem grega e significa: KALOS - BELEZA / EIDOS - FORMA / SKOPIEN - OLHAR. Ou seja, OLHAR AQUILO QUE É BELO. Consiste em um objeto ótico composto de lentes, espelhos e pedras coloridas que formam desenhos abstratos diferente cada vez que o mudamos de posição. Foi inventado na inglaterra, há 200 anos e registrado em 1817 pelo inglês David Brewster, que o vendia como brinquedo. O objeto também interessava aos adultos pois desenhava padrões para tecidos muito utilizados nas estamparias

A palavra MANDALA em sâncrito significa: círculo, renovação, totalidade, continuidade, integração e harmonia. Simboliza ainda o feminino e o ciclo da vida em constante movimento de vida, morte e renascimento. O fim e o começo. O caminho a percorrer.É ainda esteticamente a releitura de uma flor contemporânea, cheia de estilo agregando feminilidade e delicadeza.Ela também representa o lado espiritual, a busca pelo autoconhecimento que nos leva à nossa própria essência, o nosso EU interior.As mandalas estão presentes em civilizações antigas como maias, astecas, incas, pré-colombianas e em diversas religiões milenares espalhadas pelo mundo, dentre elas o budismo. No budismo a Mandala simboliza iconograficamente as virtudes da iluminação plena, o ciclo seguinte ao sansara (roda de sansara=símbolo do infinito), que por sua vez representa a consciência não iluminada a que estão submetidos todos os homens até a sua condição de iluminação espiritual suprema, que por sua vez seria representado pelo centro da mandala com uma flor de lótus.




Nossa capa vem com nossas fotos em camafeus com moldura decorada com pequenos elementos das estampas criadas por cada uma de nós. E o layout foi diagramado em blocos que distiguem as cenas e organizam a página. No background também foram usados os detalhes dos camafeus.



Precisávamos de um croqui como base para desenhar os looks. A semana final da idealização, elaboração e entrega do trabalho coincidiu com o CINE DESIGN, do qual participamos eu e Aury das oficinas de Figurino e Animação em 3d. Thati não podia se inscrever por que tava aplicando prova pra os alunos dela. Pelo cansaço e pela falta de tempo e ainda pelas condições técnicas (leia-se: equipamentos de informática lentos), quase usava um croqui que tinha feito em 2005 quando não tinha habilidades com o corel. Era só colocar a peruca da marca DANGON e pronto! estaria feito. Claro que a nossa justificativa para o desengosso do croqui seria a "estilização" do mesmo. Então, com a inspiração da 7ª Arte que agrega e abrange todas as outras, comecei a montar e resolvi tirar os óculos e deixar os olhos às vista. Peguei os olhos das carinhas estilo por-art do portfólio que fiz pra discilplina de Andrea e ... começou! Fui testando... experimentando... colorindo... e saiu! Claro que não quis vetorizar mais pq não achei necessário aprofundar tanto. E ela terminou ganhando 2 irmãs gêmeas alevinas, para representar cada uma de nós nos momentos de criação e exposição da estampa e looks de cada uma! Mas acredito que o resultado da soma desses fatores saiu uma equação complexa e quase perfeita. =]


Nosso Briefing. Claro que tem pouquíssimas imagens aqui, principalmente se consideradas todas que captamos e usamos pra nos inspirar, mas essas são as mais bonitas e as que foram a capa do trabalho escrito. então, pra continuar a unidade...



a cartela de cores foi escolhida a partir das tendências verão 2009 (pastéis) e nas cores do arco-íris e da primavera e representada por borboletas pois elas agregam e resumem toda essa proposta.


A estampa que eu desenvolvi em cima do meu tema de pesquisa, que foi caleidoscópio, teve influências do art-nouveau (claro!) e veio com uma circunferência inscrita num quadrado oculto revelado pelos arcos que no presente momento não me lembro nem como fiz.. mas saiu assim no mexe-mexe. O fundo é de textura névoa púrpura que não saiu legal na exportação e nem na apresentação...
ficou meio verde e roxo, mas tudo bem.
São as cores do arco-íris mesmo.
A mandalinha tem ainda elementos de flores e borboleta que fazem referência ao art-nouveau e a forma circular da mandala disposta em repetições a figura, como num caleidoscópio com lógica e órbita.

A inspiração pra roupa com a estampa foi de criar um look casual e leve para os dias quentes de verão, com um vestido decote tomara que caia e barra com recortes que acompanham as mandalas. O tênis de cano baixo traz a informalidade do look que é arrematado com acessório de flores de tule presas como colera no pescoço. O mesmo elemento da estampa.


Sim! Bermuda Sarouel por que quando estudamos sobre as mandalas, percebemos o quanto ela é presente na cultura budista. O modelo sarouel é utilizado nas calças indianas e principalmente nas roupas dos yogues. e traz conforto e modernidade ao segundo look.
Projeto desenvolvido para conclusão da disciplina de Computação Gráfica, em Maio de 2008 - prof.º Paulo Pereira.

Nenhum comentário: