domingo, 15 de junho de 2008

Investigação de Estilo - Loja Expresso 2222


Loja Expresso 2222
Nós visitamos a loja Expresso 2222 no Shopping Tacaruna para entrevista, pesquisa e investigação de estilo da loja.
HISTÓRIA
A primeira loja foi criada em São Paulo na época em que a música Expresso 2222 de Gilberto Gil, era a mais escutada nas ruas da capital. Com o intuito de relacionar a loja com o sucesso da música adotaram o nome. Posteriormente se expandiu para o Nordeste, onde o nicho de mercado de moda indiana era pouco explorado, ao contrário de São Paulo. Assim, a loja que era novidade por aqui, tornou-se referência em produtos esotéricos e conquistou o público.
PRODUTOS
A loja é especializada em acessórios e roupas indianas e em artigos esotéricos e objetos de decoração nesse estilo. O seu objetivo é comercializar produtos de qualidade e pouco explorados dentro do mercado brasileiro, com peças manufaturadas e importadas diretamente da Índia. Hoje algumas peças são feitas no Brasil com os tecidos trazidos de lá pela própria loja.
PÚBLICO-ALVO
Seu público-alvo é composto de uma variável entre todas as faixas etárias. Sendo a maioria de senhoras que preferem se vestir elegantes e compostas de acordo com sua faixa etária, usando vestidos longos e trabalhados manualmente.Jovens com idade a partir de 25 anos que compram batas as usam com calça comprida e saias longas e bordadas manualmente. Também adolescentes que se vestem “alternativamente” com referências hippies de batas, saias curtas e longas. Em geral são pessoas que se identificam com a filosofia e o modo de vida indiano ou simplesmente acham as roupas bonitas, agradáveis e confortáveis.
DECORAÇÃO
Na decoração da loja, utiliza-se esteiras de palha, seguindo a linha rústica para destacar as peças coloridas e manter a impressão de cabana de campo e vida simples em comunhão com a natureza. As paredes são outro elemento que salienta o ar rústico da loja, pintadas de amarelo ocre, sendo a de fundo da loja de cor vermelho-amarronzado com textura de acabamento antigo que em conjunto convidam as pessoas para entrar e sentir a atmosfera aconchegante do ambiente - proporcionada pelo amarelo ocre - e aguçando os sentidos, acelerando sensações e passando a idéia de sofisticação através do vermelho-amarronzado.
VITRINE
A vitrine é aberta, ou seja, possibilita o cliente ver o interior da loja do lado de fora. A vitrine é composta pela maioria dos produtos existentes e oferecidos ao público, entre bolsas, incensos, velas aromáticas, batas, vestidos, sandálias, imagens de divindades indianas, colares, prataria, almofadas, lenços e sapatilhas. Dentro da loja existem balcões de exposição de pequenos produtos, onde as prateleiras são abertas e o cliente tem a liberdade de pegar os produtos sem precisar pedir às vendedoras.
ANÁLISE DE COMPETIDORES
Hoje existem diversas lojas que trabalham com artigos indianos importados, principalmente no centro da Cidade do Recife. Esse aumento da concorrência é fatal para a queda dos preços que despencam violentamente. Porém, a loja Expresso 2222 se destaca da maioria de suas lojas concorrentes por que se situa em todos os grandes shoppings da cidade, e devido ao padrão de qualidade apresentado em seus produtos, conseqüentemente mantém os preços equivalentes a essa qualidade de serviço, produtos e comodidade oferecidos ao cliente. Isso é um fator determinante para o consumidor que reconhece esses elementos diferenciais e prefere aplicar seu dinheiro em compras que o satisfarão nesses e em outros sentidos proporcionando o bem-estar da compra e selando laços e vínculos de fidelidade entre ambos.
DIFERENCIAL
A loja oferece também aos clientes o serviço de CARTÃO FIDELIDADE, onde a cada 10 compras no valor de R$70,00, o cliente ganha outra no valor de R$ 70,00. Essa simples iniciativa atrai novos clientes e mantém os antigos sempre em contato com a loja, movimentando as vendas durante o ano todo já que a loja não obedece ao 'Sistema de Moda' comum de outros seguimentos de roupas com várias coleções durantes as estações do ano.
ps - isso não é propaganda gratuita! rs

Nenhum comentário: