quarta-feira, 25 de junho de 2008

Assucar



O livro de Gilberto Freyre “Açúcar”, que está completando quase quase 70 anos, foi a inspiração para os alunos de Design de Moda da FBV criarem looks para desfile na Livraria Cultura em 26 de Junho de 2008, fazendo parte de um projeto de Poesia, Moda e Cultura.
O livro trata da influência da cultura portuguesa na culinária de doces pernambucanos e as interferências da cultura negra nesse processo de adaptação misturado às frutas e aos quitutes daqui, partindo da antropologia indígena. O livro é repleto de guloseimas de dar água na boca, dentre elas: quindim, rapadura, bolo de bacia, entre outras maravilhas, estão presentes no livro lançado em 1939 quando o termo ainda se escrevia com “ss”.


Segundo a Grupo de Antropologia da Alimentação – GAAB da Fundação Gilberto Freyre; “Cultura e culto derivam do mesmo verbo latino colo, que significa eu cultivo. Cultus é sinal de que a sociedade que produziu o seu alimento já tem memória. O culto faz do solo o local do sagrado. A cova que receberá o grão que fora transformado em alimento poderá ser, também, a cova que receberá os que partiram. Os sepultados, na verdade, são plantados para que renasçam. O solo no qual repousam os antepassados é o mesmo do qual brota, a cada ano, o sustento alimentar do corpo, inferindo aos espíritos dos antepassados a cooperação na germinação das plantas cultivadas. Culto e cultura neste enfoque nos desloca para as matizes do passado buscando no termo colo, a ocupação do chão, amarrando os significados que mostra o ser humano preso a terra e, nela, abrindo covas que lhe fornecem alimento e lhe abrigam depois de mortos. A Antropologia da alimentação no Brasil têm como referência, as obras de Gilberto Freyre. Em particular seu livro Assucar, que ressalta a influência subjetiva do açúcar no sentido de adoçar maneiras, gestos e palavras do nosso povo.”
Partindo desse pressuposto, quis me inspirar no doce mais característico do Nordeste - a “Rapadura” e sua matéria-prima, a “Cana-de-Açúcar”, para fundamentar e construir minha proposta de criação com bases na essência e na peculiaridade da culinária nordestina. Utilizando elementos da sua construção inicial, de onde tudo parte, como o esboço e a base de um resultado que perdura adoçando todos até hoje.

Me inspirei nas cores e no grafismo da cana-de açúcar para idealizar a estampa, que será pintada manualmente da camiseta babylook de algodão branco com fecho de botões assimétricos na parte posterior;
Utilizei a coloração natural da palha, enquanto embalagem da rapadura, que é a mesma cor do próprio doce, para a calça que também tem a mesma forma de embalagem “confeito” possibilitada pela modelagem da cintura “clochard” em alta na tendência Verão 2009. A calça é construída em tecido estruturado de brim, tem cintura alta e é fofa na parte superior, Clochard (vagabundo), originária dos uniformes de trabalhadores da indústria pesada e das vestes de mendigos, sendo ainda similar ao resultado da amarração da rapadura e mantendo o mesmo efeito que ela produz no doce.
A inspiração como um todo em suas cores, formas, modelagem e estampas, deixam o look com ar SAFARI URBANO, uma outra tendência forte do próximo Verão, que será arrematada por óculos grande e quadrado com lentes em degradê e chapéu masculino.

O look é construído com calça cintura alta e gancho baixo. Essa modelagem, como anteriormente falado, remete também aos trajes dos escravos de engenhos. Denunciando o conforto, a leveza e a liberdade partindo do próprio nome e conceito da modelagem - clochard.

A blusa vem com gola bebê com fecho de botões assimétricos, deslocado para lateral. Dando um ar “retrô” e feminino ao look masculino. Sendo criativo, contemporâneo e cheio de liberdade e conforto.



A programação é a seguinte:
Palestra: "Tendências para o Verão 2009" - Professor Luís Clério (FBV )
Palestra: "O Assúcar" - Professor Raul Lody (Antropólogo, Museólogo e Escritor)
Desfile dos Looks
E vc não vai perder o desfile amanhã e deixar de conferir o resultado de perto??
Eu sei que não.
=]

3 comentários:

Apolonio Luz disse...

Saudações fraternas!

Estou realmente fascinado pela sua capacidade e diversidade artistica e profissional, apesar de ter visitado rapidamente seu blog.
Vou criar um link no meu para poder visitar mais vezes e conhecer melhor seu trabalho.
É sempre bom conhecer e poder manter contatos com pessoas desse nível cultural.

Um Fraterno abraço!

http://apoloniovidaearte.blogspot.com

Apolonio Luz disse...

Ps:
Percebi que vc também adimira o trabalho do ilustre (já falecido) Alfons Mucha.
Sou um grande admirador do trabalho dele, e hoj tem sido minha principal referencia.

Um abraço!

Alessandra Cavalcanti disse...

teu blog é massa, dan! super completo!...dá uma vontade de estudar moda, visse?...rsss
bjão!!