Design Vernacular
A expressão Design Vernacular é frequentemente usada para descrever uma forma não-acadêmica de design. São soluções materiais ou visuais e artefatos presentes no cotidiano, e que indicam forte ligação com a cultura local. A expressão se origina da junção do termo design, no sentido de desenho, projeto ou desígnio, com o termo vernáculo que designa uma língua nativa. Por design vernacular porém, pode-se compreender qualquer produto desenvolvido para uma necessidade, ou a partir de um hábito cultural. Neste caso, são contemplados diversos produtos industriais, ao exemplo do lavador de arroz - um produto fabricado em escala industrial, criado na década de 50 por uma dona de casa, a partir de um hábito cultural brasileiro.Para descrever formas alternativas ou não-acadêmicas de design, diversos outras expressões são utilizadas, como "design alternativo", "design improvisado", "design popular", "design espontâneo". Gambiarra é o termo que vem sendo cada vez mais usado para definir este tipo de prática.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_vernacular
Nossa Escolha de Inspiração e Ponto de Partida
Este trabalho foi elaborado pelas alunas Daniella Gonçalves e Thatianne Ferreira, para a discilplina de Projeto de Criação. Com a intenção de pesquisar, analisar e criar elementos para o desenvolvimento de estampas, fazendo uso e interpretação de elementos vernaculares da cultura nordestina. Dentro do vasto universo dessa cultura, escolhemos como tema o Movimento Armorial, porque encaramos como desafio a proposta de Ariano em renovar a cultura popular nordestina, transformando-a numa arte bela que pudesse ser apreciada por todos.Acreditamos que o Movimento, em toda a sua essência, seja o ponto de partida para compreensão e entendimento do sentimento de Ariano em querer que as pessoas percebam essa valiosa herança cultural que temos e conscientes da importância e da força do povo nordestino. Abraçamos a sua proposta de assumir uma identidade cultural baseada nas origens da nossa terra. Através do imaginário o artista, que mescla em suas obras diversos elementos do imaginário sertanejo com a essência medieval, pretendemos recriar a estética nordestina. Pois como alguém outrora já nos disse: “um povo sem cultura não pode sobreviver”. Percebendo os elementos presentes na sua narrativa, e todo o contexto dessa dialógica. Conhecendo a força, a sensibilidade, a determinação, a garra, a inteligência, a audácia e tantos outros adjetivos cabíveis ao povo nordestino. Desvendando o significado dos símbolos, unindo as cores, contrastando materiais retomando valores regionais para dar asas à criatividade e deixá-la ultrapassar os limites do regionalismo, trilhar novos rumos e obter como resultado final um produto que traduz o contemporâneo embasado no conhecimento das nossas raízes culturais. A partir dessa idéia, criamos figuras e formas inspiradas nesse movimento. Fizemos uma releitura e criamos desenhos modernos e estilizados, mas que passam a mesma idéia e sentimento que o Ariano aplicou nas suas criações. Assim, trazemos referências do povo nordestino, através do animais, da casa de taipa, ou mesmo do cacto que representa a vegetação local.
Elementos identificados na cultura regional dentro do universo armorial e subdividos em categorias de Formas, Texturas e Cores.
Várias Possibilidades de Composição de Estampas dentro da tabela predefinida
Conclusão e Observação
Achei lindo!
01 - por que foi a continuação do meu projeto de desfile do Senac;
02 - por que foi sobre o tema que eu já gostava antes, mas me apaixonei ainda mais cada vez que me aprofundava nas pesquisas;
03 - foi desenhado a mão livre no corel
Discilplina: Projeto de Criação
Profª: Andrea Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário