A prática de esportes em ambientes ao ar livre e em contato com a natureza, fazendo uso de determinados equipamentos, é o que chamamos de esportes radicais. Nele são explorados os limites do atleta sob médio e alto grau de riscos, com altas doses de adrenalina e emoção constante.
EXEMPLOS:
- Trekking são longas caminhadas a pé, por terrenos acidentados e é feito sempre em grupos podendo haver competição entre os mesmos. Sua duração pode variar entre horas a dias. Há variações em competições em que são utilizadas bicicletas.
- Raid é feita sobre veículos motorizados do tipo JEEP, em lugares cujo terreno é de difícil acesso, o que pode causar problemas em caso de algum participante acidentado. A equipe é formada por um piloto e um navegador. Sua duração não ultrapassa dois dias. Tem como principal objetivo chegar ao final da prova no menor tempo possível, passando por pontos de checagem definidos através de mapas e geralmente, obstáculos de difícil transposição como, por exemplo, grandes lamaçais ou estradas com inúmeros buracos, rios, pedras aclives e declives acentuados. Cada veículo.
- ExploraÇÃO quando uma ou mais equipes vão em busca de descobertas em lugares ermos e de difícil acesso, como matas fechadas. Por serem locais de difícil acesso, às vezes faz-se necessário o auxilio de um guia turístico e de veículos para ter acesso. Dentre todas as explorações, a exploração de cavernas é a mais comum.
- Downhill É uma das modalidades mais arriscadas, onde o atleta desce de bicicleta grandes elevações como morros e montanhas, passando por terrenos arenosos, úmidos e escorregadios. É praticada individualmente com o suporte de uma equipe de apoio.
- Rafting é praticado em botes, descendo corredeiras de rios e enfrentando as dificuldades das pedras que são como obstáculos e a força da água.
- Rally essa modalidade é bastante difundida no Brasil. É praticada em carros, em terrenos de areia, lama, pedra, terra e asfalto e a equipe é composta pelo piloto e navegador como no RAID.
- Trilha este esporte não está ligado a competições. A trilha é um grupo de pessoas que desvendam os mistérios de matas fechadas ou procuram as belas vistas de uma montanha, por exemplo. Pode ser praticada a pé, em bicicletas ou veículos, e tem a finalidade de pesquisa ou simplesmente descontração.
- Enduro pode ser praticado em motos, carros, bicicletas ou quadriciculos. É necessária bastante resistência física, pois o caminho a percorrer tem alto grau de dificuldade, com muitos obstáculos e poço tento para descanso ou checagem do equipamento.
- Escalada - é a modalidade em que um grupo de pessoas sobe grandes encostas de morros e montanhas, usando equipamentos especiais e superando vários obstáculos.
- Rapel parecido com a escalada, porém as pessoas descem as encostas ao invés de subir.
- Trial é praticado em motocicletas altamente especializadas em transposição de obstáculos como grandes rochas. Pode ser executada em ambiente fechado ou externo. A partir do nível do solo e em velocidade zero, o piloto deve levar sua moto a alturas de mais de 15 metros galgando degraus de mais de 2 metros sem poder colocar os pés como apoio no solo. O risco de queda é muito grande.
- Motocross um dos mais populares no Brasil. É praticado em motos, os pilotos correm em um circuito fechado, em terreno arenoso, repleto de obstáculos e com muita velocidade.
- VÔO livre é o vôo com asa delta, onde o piloto pula de um determinado local à procura de correntes térmicas para ser sustentado o maior tempo possível no ar. Os riscos de acidentes graves são pequenos face a grande preocupação com o estado dos equipamentos e condições de vôo e clima. Porém pequenos acidentes no pouso são mais comuns.
- Paraglinding parecido com o vôo livre, mas o equipamento é como um pára-quedas retangular controlado por cordões.
- Canyoning um rapel sob as águas de uma grande cachoeira.
Tendo em vista a maior freqüência de acidentes e a maior negligência ao uso de EPI's, esta pesquisa estará direcionada à utilidade desses equipamentos em esportes radicais praticados exclusivamente em motos e bicicletas, como motocross, downhill e biking.
Tendo em vista a maior freqüência de acidentes e a maior negligência ao uso de EPI's, esta pesquisa estará direcionada à utilidade desses equipamentos em esportes radicais praticados exclusivamente em motos e bicicletas, como motocross, downhill e biking.
Nenhum comentário:
Postar um comentário